sábado, 13 de agosto de 2011

Reencontrando um pedaço do Brasil

Há alguns anos publiquei em meu blog Capital do Sertão este post:

A little ´peace´of Brazil

O Corpo da Paz, criado em 1961, sob a denominação de "PEACE CORPS" pelo presidente americano Jhonn F. Kennedy, é uma agência federal independente dos Estados Unidos instituída com o propósito de prestar serviços voluntários aos países em desenvolvimento. Essa agência recrutou jovens para atuarem em trabalhos voltados à educação, saúde, agricultura e meio ambiente em 139 países, inclusive no Brasil.

Uma dessas jovens voluntárias, Carolina Peiffer, ou simplesmente Carol, que morou em Nossa Senhora da Glória durante os anos de 1967 a 1969, juntamente com Brunie, também voluntária, criou recentemente um blog totalmente dedicado ao Brasil, país pelo qual se apaixonou durante o tempo  em que esteve aqui.
Carol trabalhou com o Padre João e irmão Roberto nas obras assistenciais da paróquia e lecionou Inglês no extinto Ginásio Glória, sob a administração do Prof. Manuel. A americana, que atualmente reside na Pennsylvania, citou, via email, os nomes de alguns glorienses com os quais manteve laços de amizade, alimentando a esperança de poder contactá-los via email: Dona Naninha, Dona Guiomar (na época, diretora do grupo escolar Cícero Bezerra), Overland e Dalecinho (estudantes), Helena (professora do ginásio).
Durante o tempo em que esteve no Brasil, Carol manteve um diário e guardou verdadeiras relíquias fotográficas da época. Agora, em seu blog A little ´peace´of Brazil - Carolina´s adventures in Peace Corps Carol publica crônicas animadíssimas e reminiscências de suas andanças pelo sertão de Sergipe. 
Aborda os mais diversos assuntos e apresenta uma visão peculiar acerca da história e da cultura local, pois se vale do distanciamento cultural e temporal para avaliar o que viu e o que viveu. 
Para quem está estudando Inglês, é uma ótima oportunidade de exercitar-se lendo textos agradáveis nessa língua estrangeira, mas com um diferencial: os textos tratam da rotina e da cultura do sertanejo nordestino. 
Além de suas crônicas sobre suas aventuras em Glória, Carol também é artista plástica e publica seus trabalhos em outro blog que administra, vale a pena acessar: PRO ARTZ.

Jorge Henrique, 17/05/09.
Bom, para a felicidade de muitos, graças a este post e a alguns emails que enviei a amigos e conhecidos, Carol e Brunie conseguiram entrar em contato com diversas pessoas com as quais conviveram em Nossa Senhora da Glória na década de 1960. E a saudade, intensificada por esses contatos depois de mais de quarenta anos de distância, motivou a vinda delas ao Brasil.

Elas chegaram a Aracaju há poucos dias, onde foram recebidas e acolhidas por antigos amigos e ex-alunos. Ontem vieram a Glória rever muitas pessoas queridas e tive o prazer de conhecê-las pessoalmente e de recebê-las em minha casa. Conversamos bastante sobre o passado, o presente e o futuro. Foi uma experiência magnífica.


Algo que não mencionei naquele post publicado em 2009 e que permitiu a reaproximação de tantas pessoas e o desencadear de tantas emoções, é que o meu contato com Carol se deu porque ela teve acesso online ao meu livreto de cordel "Glória" Cantada em Versos, e imediatamente me enviou um email. Fico muito feliz com a possibilidade de bons eventos que esta obra pôde desencadear e vem desencadeando após sua publicação.

Em tempo, uma pequena correção. Segundo Carol, quando o Peace Corps começou, a maior parte dos voluntários tinha entre 18 e 25 anos. No entanto, não há limite de idade.  Lilian Carter, mãe de um ex-presidente americano, serviu na Índia quando já contava 70 anos. Há voluntários com até 84 anos em atividade. Muitos que serviram na juventude retornam depois da aposentadoria. Carol, por exemplo, pensou em retornar e servir no Brasil, mas o Peace Corps não atua em nosso país desde 1985, quando o governo brasileiro retirou a petição de voluntários.

Um comentário:

  1. Jorge,
    Obigada para nomeação isto. Eu especialmente gosto das fotos de Brunie, seu marido Eric, você, Veronica e mim.

    Era um prazer encontrar você e sua esposa em pessoa. Brunie e eu fomos tratados como celebridades em Aacajú e Glória. E mas eu longe soube que eu ganhei tão muito mais de minhas experiências em Brasil que bom que eu fiz aí.

    Outra vez, quero a obrigado para ajudar me contato tantos amigos e estudantes anteriores.

    Carolina

    ResponderExcluir

Participe, deixe seu comentário, suas impressões.
Sua opinião é importante!

Related Posts with Thumbnails