quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Glória de leitura e poesia

No último dia 13, os garotos da Associação Sertão na Arte promoveram em Nossa Senhora da Glória a segunda edição do Sarau Sertão na Arte. Para enriquecer e ampliar o evento, firmaram uma parceria com a Biblioteca Pública Epifânio Dória (BPED) e realizaram também, no município, a primeira Roda de Leituras, integrando Glória ao projeto que vem sendo desenvolvido há quatro anos, com muito sucesso, na capital sergipana.

Rosineide Santana, Ramon Diego e Nina Sampaio


A Roda de Leitura aconteceu durante a tarde, das 14h às 16h, na Câmara Municipal, sob a coordenação da professora Maria Rosineide Santana (UFS), que fez a mediação do debate sobre o conto “No meio do Mundo”, de Antônio Carlos Viana. O evento também contou com a participação de Nina Sampaio, mestranda em Letras da UFS, que coordenou o debate sobre trechos selecionados do romance “A Sétima Vez”, de Alina Paim. A tônica das discussões recaiu sobre aspectos estéticos e de estilo dos textos lidos. Enfatizou-se também a importância de se dar relevo à produção literária do Estado e se discutiu ainda os atuais índices positivos desse mercado editorial em Sergipe.


Estavam presentes na Roda de Leitura, além da Diretora da BPED, Sônia Carvalho, estudantes e professores locais, os poetas Edivan Santos (Aleixo), Lilian Farias, Assuero Cardoso Barbosa (Lagarto) e o grande expoente da cultura afro-sergipana Severo D´Acelino. Esses dois últimos brindaram o público gloriense com a apresentação e o lançamento de suas obras durante o II Sarau Sertão na Arte, que aconteceu à noite, das 19h30 às 23h, no Espaço Cultural Sertão na Arte.

Jorge Henrique, Assuero Cardoso, Severo D´Acelino e Ramon Diego

Glória mais uma vez ganhou ares bastante diferenciados. Durante o dia, a prosa de autores sergipanos consagrados tornou-se o centro de todas as suas atenções e, à noite, a poesia dos poetas de Sergipe encheu sua a cidade de ritmos e imagens. Mais uma vez, a Associação Sertão na Arte mostrou-se uma entidade atuante na cena cultural do sertão sergipano e despertou em todos aquela famosa vontade de “quero mais”.

Um comentário:

Participe, deixe seu comentário, suas impressões.
Sua opinião é importante!

Related Posts with Thumbnails