quarta-feira, 30 de julho de 2008

IURI RUBIM, do Blog das Ruas, escreve sobre "Glória" Cantada em Versos

SE: Poeta conta história de cidade em Cordel


O município de Nossa Senhora da Glória (SE) ganha um presente especial pelos seus oitenta anos da emancipação política: um cordel contando a história da cidade. Escrito pelo poeta Jorge Henrique, 36, “Glória” Cantada em Versos é lançado nesta quinta-feira (1), às 19h, no espaço Barbosa Eventos.

São 80 estrofes para 80 anos de história de Nossa Senhora da Glória. Todas em septilhas, descrevendo a trajetória do município. As xilogravuras que ilustram o cordel são do artista plástico sergipano Elias Santos.

Durante o lançamento, “Glória” Cantada em Versos será declamado pelo poeta Luís Alves da Silva, o Gauchinho. Natural de Glória e com mais de 20 títulos publicados, Gauchinho foi um dos revisores da obra.
- É uma figura fantástica, não só escreve, com também declama cordéis aqui na praça e na feira da cidade! - afirma Jorge Henrique.

Também foram convidados para o lançamento dois violeiros repentistas de Canidé do São Francisco: “Vem Vem do Nordeste” e seu parceiro.

Cordéis para os estudantes da cidade

O cordel “Glória” Cantada em Versos foi contemplado pelo Programa BNB de Cultura 2008 e faz parte de uma estratégia de mobilização para os 80 anos de Nossa Senhora da Glória.
Cinco mil livretos de “Glória” Cantada em Versos serão distribuídos gratuitamente entre alunos das escolas públicas da cidade (5ª a 8ª séries).

- Quis matar dois coelhos com uma cajadada só. Quis informar os alunos sobre a história do município mas, no fundo, no fundo, minha idéia era que eles ficassem estimulados a produzir cordéis também! – revela Jorge Henrique, que também é professor.

Os estudantes também terão a oportunidade de participar de uma oficina de literatura de cordel. São 40 vagas e o período de inscrições vai de 6 a 8 de agosto. O curso, de 20 horas, é dividido em duas turmas, uma à tarde e outra à noite, e acontece entre 18 e 22 do mesmo mês.

- Justo. Minha idéia com essas atividades era criar clima de comemoração do aniversário entre os estudantes, mobilizá-los para os 80 anos de Glória, cuja data é 26 de setembro - explica Jorge Henrique.

Primeiro cordel

“Glória” Cantada em Versos é o primeiro cordel de Jorge Henrique. Poeta desde os 17 anos e com livro publicado em 2001, Jorge fez uma extensa pesquisa – que durou cerca de cinco anos - sobre a história de Glória e sobre cordel para alcançar este resultado.
O poeta Jorge Henrique "tomou gosto" pelo cordel

- Eu me senti muito bem porque meu primeiro cordel passou pela revisão de três cordelistas de peso. Todos elogiaram muito e aprendi muito com eles. Percebi também uma rigidez em relação à perfeição dos versos - eles são muitos detalhistas quanto à métrica e rima – diz Jorge Henrique.

Os poetas a que o autor se refere são Luís Alves da Silva (Gauchinho – de Glória), João Rubens A. Rolim (João Rolim - Fortaleza) e Luiz Carlos Lemos (Compadre Lemos - MG), que revisaram o cordel.

Ele se lembra de uma observação emblemática do Compadre Lemos, sobre um verso que “tinha feito rimar uma palavra que terminava em AS por outra em AZ”:

- Tire essa coisa pelo amor de Deus! Seu cordel está muito bom. Você não poderia estragar ele por causa deste pequeno detalhe – observou o cordelista mineiro.

O contato com os cordelistas – à exceção de Gauchinho, que é conterrâneo de Jroge Henrique – foi feito todo pela internet.

- Eles nunca me viram. Só nos conhecemos pela internet e acredito que fizemos uma amizade sólida. Eles são muitos bons e muito abertos. São dois amigos virtuais que fiz por conta do cordel - revela Jorge Henrique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, deixe seu comentário, suas impressões.
Sua opinião é importante!

Related Posts with Thumbnails