segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Homenagem ao Padre Léon Grégoire

Sobre homens e pedras

Ele não nasceu um fecundo missionário da Boa Nova, nem um grande exemplo de homem, muito menos um símbolo de amor ao próximo, de fraternidade e de humildade. Nasceu, como qualquer criança, apenas uma pequena e frágil promessa, uma imprevisível e ilimitada possibilidade de vida, de ação, de novidade e de transformação.

Cada nascimento traz consigo uma renovação da vida e uma transformação do mundo. Da mesma forma, quando atiramos uma pedrinha no imenso mar, este se torna um mar diferente, novo. Embora vejamos as mesmas águas, elas agora guardam um segredo recôndito em suas profundezas. A novidade do mar é conter uma pedrinha a mais: a nossa pedrinha. Cada ser humano, pelo simples fato de seu nascimento, revigora o mundo como uma pedrinha depositada nas profundezas da vida.



No entanto, algumas pedrinhas permanecem imóveis no fundo do oceano, fixas e acomodadas num único lugar. Embora elas sejam a essência da novidade, não produzem mudanças de grande alcance. Outras entendem a linguagem das águas e não se imobilizam, mas rolam. Seu movimento interfere no próprio movimento das águas que as envolvem, modificando as marés futuras. As pedras que se movimentam, às vezes, agrupam-se em volumes enormes e, unidas, edificam barreiras no fundo do mar. Barreiras assim são capazes de mudar definitivamente o curso das águas.

Um verdadeiro homem se constrói por seus atos e suas palavras. Sua ação e seu discurso põem em movimento sua vida. É o que diz e o que faz em sua jornada que determinam o alcance da renovação do mundo que sua vida tem o poder de produzir. Quando age e diz, este homem se singulariza e se torna único.


Como as pedras são arremessadas ao mar, os homens são lançados à vida pelo Criador. Cabe a cada um permanecer imóvel ou se pôr em movimento. Cabe a cada um fazer-se pequena novidade no curso da vida ou modificar as águas da história. Cabe a cada um tornar-se único. Tornar-se singular é uma tarefa que só é possível pela ação e pelo discurso. Agindo e falando um homem transforma sua vida e a vida de muitos outros homens. Assim constrói a história.

Assim ele fez. E ao fazer-se único, doou-se por inteiro ao próximo. Doando-se, fez-se grande. Grande, fez-se amado. Amado, tornou-se inesquecível.

O Padre Léon Grégoire não ficou imóvel, não se permitiu ser apenas uma pedrinha no oceano, mas moveu as águas, construiu para si o caminho do fecundo missionário, direcionou a trajetória de sua vida para o acolhimento de uma nova pátria e tomou como meta a efetivação das palavras do Cristo: “Amai-vos uns aos outros como vos amei”.

Sua voz levou, por mais de meio século, as palavras do Cristo a inúmeros corações aflitos. Suas palavras traziam a Boa Nova, davam conforto a muitas almas e semeavam seu amor. Desse amor despretensioso e puro brotaram todas as suas obras. Sua mão, sempre estendida, doava de bom grado tudo o que tinha e nada esperava em troca. De suas mãos, muitas bocas se alimentaram. Suas mãos enxugaram muitas lágrimas, modificaram o curso de muitas vidas, abrigaram famílias e mais famílias, e apontaram o caminho para inúmeras pessoas que não tinham direção. Suas obras semearam por onde passou um amor sincero e uma fraternidade inabalável, retirados de sua própria vida.

Assim, o Padre Gregório, por seus atos e palavras, mudou o curso da história de Nossa Senhora da Glória, cidade que adotou carinhosamente como lar, e tornou-se um símbolo de amor ao próximo, de fraternidade e de humildade para todos os que o conheceram. Um símbolo não morre. Um símbolo ganha novos sentidos, transforma-se, rompe os limites do tempo e da vida individual para se perpetuar no imaginário das pessoas. Enquanto símbolo, o homem alcança uma espécie de imortalidade, pois sua grandeza reside em sua capacidade de realizar feitos que possam pertencer à eternidade, sendo lembrados indefinidamente. Por isso Padre Gregório é inesquecível.
Jorge Henrique, 03 de janeiro de 2011.

Um comentário:

  1. Muito bonita essa homenagem ao maior exemplo de amor ao ser humano que conheci, parabéns pela inicitiva grande amigo.

    ResponderExcluir

Participe, deixe seu comentário, suas impressões.
Sua opinião é importante!

Related Posts with Thumbnails