segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Poucas Palavras…

Em meio a esse clima conflituoso de profunda tristeza e grande saudade, o que dizer sobre Padre Léon Gregório? Como descrevê-lo? Como se referir a alguém que procurou minimizar suas imperfeições humanas, esquecendo suas próprias vontades em favor da alegria sentida ao ajudar o próximo? Realmente é difícil descrevê-lo, sobretudo, quando se tem no coração o aperto implacável causado pela perda de alguém tão querido.

Todavia, sua partida acende em “nós” o sentimento e a vontade de dizer, mesmo em poucas e simplórias palavras, o quão importante e marcante foi Padre Gregório na vida de todos os glorienses.



Em 25 de março de 1925, nasce, num pequeno vilarejo nas redondezas de LIEGE/BÉLGICA, uma criança comum que no futuro se tornaria o homem que marcaria para sempre a memória histórica da cidade de Nossa Senhora da Glória. Mais que isso, nasce um ser humano capaz de renunciar a si mesmo para ajudar ao próximo.

Sua linda história foi marcada por inúmeras provações. Dentre elas, uma das mais importantes, senão a mais marcante, foi sua participação na 2ª Grande Guerra como guerrilheiro belga, pois chegou até ser condenado à morte pelos nazistas. Tendo sido tocado por tamanho sofrimento humano em sua experiência na Guerra, sentiu despertar no íntimo sua vocação missionária, para a qual dedicou até o último suspiro de vida.

Ordenou-se padre em 1953 e foi pároco em Propriá, Canhoba, Amparo do São Francisco e Telha antes de assumir a paróquia de Nossa Senhora da Glória, em 21 de março de 1971. Dentre suas inúmeras obras sociais, estão a fundação do Povoado São Clemente (popular Vila do Padre), o asilo, a creche Sorriso de Criança, o Jardim de Infância Pequeno Príncipe (atual Escola Padre Léon Gregório), o orfanato, pastoral da criança, Projeto Luz do Sol, Colégio Nossa Senhora da Glória (2º grau), várias igrejas nas comunidades do município, além de uma produção enorme de milhares de mudas de árvores, uma vez que era um profundo amante da natureza.

Minhas sinceras desculpas se não mencionei aqui outras obras, quero ressaltar que todas possuem igual importância.

Não nos atenhamos, no entanto, na quantidade de obras realizadas e sim na qualidade delas, pois mais importante do que o quanto ele fez é o modo como fez, renunciando suas próprias necessidades para estender a mão a quem mais precisava. Atitudes como essas, dignas de um “apóstolo de DEUS” (assim descrito por Padre Márcio em entrevista) que nos deve fazer refletir sobre o que estamos fazendo hoje como seres humanos.

É, portanto, imprescindível que tenhamos consciência do grande ser humano que foi o Padre Gregório e que percebamos em sua vida um exemplo de humanismo a ser seguido. Assim como outros grandes homens na história da Humanidade, o Padre Gregório marcou para sempre a história dessa cidade. Certamente ele não morreu, pois como dizia o Filósofo Santo Agostinho: “o segredo da imortalidade é viver uma vida que valha à pena ser lembrada”. Sem dúvida, Léon Gregório imortalizou-se em suas obras.

Em nome da equipe de funcionários
da Escola Padre Léon Gregório

2 comentários:

  1. Padre Gregório,deixa para nós Glórienses a certeza de que fazer o bem é o melhor caminho.Que só se chega aos céus através do amor,da caridade e generosidade.Nunca na Historia desta cidade se viu tamanho coração e tamanho amor ágape.
    Vai ficar na lembrança de todos nós que tivemos o privilegio de sua presença em nossas vidas como o exemplo maior de ser GENTE como Deus quer que sejamos.Saudades Eterna meu amigo,meu Pai espiritual.

    ResponderExcluir
  2. Jorge enrique gostaria de saber se você livro que fale sobre o Padre Leon Gregório.

    ResponderExcluir

Participe, deixe seu comentário, suas impressões.
Sua opinião é importante!

Related Posts with Thumbnails